terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Filosofia: Platão Grécia antiga


Durante muito entendi que democracia, que eu sabia que havia começado na Grécia (no nosso padrão ocidental), pensava em igualdade, justiça, direito para todas e todos. Era o modelo da inovação e evolução humana.

Qual foi o meu susto (grande!!) quando soube que a tal da democracia tinha como lei **que pessoas podiam ser escravizadas**, oi!??! Como assim? Exatamente. E aí meu apelo há dois ou três anos para que as garotas e mulheres estudem as leis, adquiram conhecimento do que deu **certo** em certas sociedades e **errado** para saber o que melhor fazer.

Do livro: **Os Pensadores Platão**, editora Nova Cultura, edição 1999.

**Pela primeira vez vez na história, o governo passara a ser exercido pelo povo, que, diretamente, na Assembléia (Eklesia), decidia os destinos da polis. Mas, na verdade, a democracia ateniense apresentava sérias limitações. Em primeiro lugar nem todos podiam participar dos debates da Assembléia apenas os que possuíam direitos de cidadania. Essa discriminação excluía das resoluções políticas a maior parte dos habitantes da pólis: as mulheres, (minha observação: como assim se são elas que cuidam da vida, da organização, da comida, de ensinar as novas pessoas!?! havia muito trabalho na **casa** para fazer, e cadê os homens para saberem cuidar da vida? Como vão poder governar?!)  os estrangeiros, os escravos.










Verônica Böhme
Física, escritora, poeta, arte, mestrado em epistemologia da ciência, secretária executiva em multinacionais, estudou psicologia, sociologia e teologia. Transformadora pessoal e mobilizadora social. Fala francês, espanhol, inglês. Ações reais com base no Respeitalisme no social, pessoal...meio ambiente...muito mais!! - **Antes havia preconceito com mulheres inteligentes, que sabem rir, se divertir e que tinham vários talentos...isso está mudando também**, Verônica Böhme, A gênia do século XXI.
Instragam:@veronicabohme



Instituto Verônica Böhme / Coletivo Verônica Böhme



Nenhum comentário:

Postar um comentário