segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Livro: Filosofia para mulheres por Verônica Böhme

Guy e Verônica Böhme, 08de janeiro de 2018.

**Sem tocar na religião a violência e desvalorização da mulher continuará.** Verônica Böhme


Ontem mais uma vez tive que ouvir um desacato a mulher e ao feminino e já consideramos normal: eu, os homens, e as outras mulheres. Não foi nem violência, nem agressão, nem desrespeito mas ele disse algo totalmente aceitável visto essa falta de respeito já estar enraizada tão forte na nossa sociedade que parece normal. Só que não é.


Escrevi sobre o tema em 2006 crônica publicada no Jornal Correio Popular da cidade de Campinas sobre a religião e o feminino: como a **nossa religião** contribui para as imagens distorcidas e maléficas contra a mulher justificando assim o desrespeito, a secundarização, o sexo humilhante e violento, o excesso de trabalho sem valorização (não reconhecimento e não pagamento - em dinheiro - das funções fundamentais que ela faz para criar e fazer crescer novos seres humanos) ...se a mulher é má (como vende as religiões monoteístas justificasse tudo..)


**Não são as prostitutas que devem ser apedrejadas e sim os homens que as usam.** Verônica Böhme referindo ao absurdo de apedrejar Maria Madalena - segundo relato considerado praticamente como verdadeiro - se quem usa ela são os homens, logo são os homens que deveriam ter sido apedrejados e não ela. **O Mundo também se construiu sob absurdos.** Verônica Böhme


**...na religião judaica o irmão mais velho, o primogênito, é quem tem direito a tudo o próximo irmão não é nada, assim como as mulheres. - fiz cara de **como!?!?** - Sim, desculpa mas estamos acostumados a uma mulher estar em segundo lugar ou não ser nada mas um homem não ser nada é insuportável.**

Ele não falava para me ferir e sim uma provocação intelectual. Era impressionante como eu ou possivelmente milhões de outras mulheres não estaríamos de acordo mas não reagiríamos com agressividade física ou nas palavras  (normalmente um homem, até um jovem rapaz reagiria como se ouvisse algo sem sentido, se dissessem que **é normal um homem ser nada e a mulher em primeiro lugar) ao ouvir que **aceitar que uma mulher é um nada e muito mais fácil que aceitar um homem que não seja um nada** (como meu amigo disse ontem). 

Então comentei com ele que quando estive na Suíça, em Genebra houve um momento que eu notei que: a maioria do público seguidor eram as mulheres e no entanto lá na frente, no comando, na direção, dizendo o que é certo ou errado, eram dois homens, os padres. Como poderia ser que num espaço físico e mental onde só homens lideram as mulheres são a maioria seguidora!?!?

Desenho de Verônica Böhme, Suíça, Genebra 1993, denunciando a situação onde as mulheres, que são as que criam novos seres humanos, cuidam da vida: nascimentos, comida, doenças, dia a dia, saúde, velhos, doentes, limpeza, conselhos, sabedorias estão seguindo e caladas homens que nem sabem cuidar da própria vida , nem do nascimento e criação de novos seres humanos, passando as aflições e o trabalho desumano que é essa tarefa...dizendo o que é a vida! 


Aí fiz esse desenho: **Dimanche matin** (igreja católica) onde quem tem o chapéu retangular representa o sexo masculino e, inclusive é o que fala - já as mulheres são maioria e caladas!!  Elas estão representadas no desenho com um tipo de **coque na cabeça** e estão sentadas, quietas e caladas. No desenho o público calado são só três e não tem nenhuma mulher na frente falando. Revoltante!! E quando eu falo que as mulheres são burras causo alvoroço!

Sim, as mulheres são burras pois deixaram seus próprios filhos, os meninos, pisarem nelas, violentarem, escravizarem de tanto trabalho com filhas, filhos, casa, comida - trabalho infinito e para toda a vida sem férias e sem salário e sem reconhecimento - e pior: inventarem leis, religiões, filosofias, ou arte - apenas um quadro para admirar, quadro não é gente, não tem vontade própria, não tem vida - e crenças fazendo delas como se **fossem ou más, ou algo inferior, asqueroso, não merecedor de coisas boas de lugares de destaque, respeito, admiração, reverência....

Claro que as mulheres não são burras e sim são a espécie última da criação do planeta terra pois é o organismo mais rico e complexo do planeta terra e foram milhões de anos para construir esse corpo e mente. Também certamente usaram o poder **por debaixo dos pnos**, conforme ilustro no conto **O Mundo das Lapiseiras, Verônica Böhme** onde aquele que está em posição inferior aprende a manipular quem está em uma posição superior. Assim, inteligemente as mulheres sobreviveram e fizeram sobreviver a raça humana até hoje, os homens sozinhos teriam se matado de tanta guerra, briga, produção e venda de armas, bombas, criação de super herios...e são as mulehres que vão ter que arrumar **o mal feito deles** elas vão cuidar dos feridos de guerra, providenciar, reservar, dividir o alimento...e agir com uma sabedoria que só o sexo feminino pode ter. 


desenho de Verônica Böhme, 1993, Suíça Genebra, semana da ciência....98% homens na presença e 100% dele falam e estão lá na frente - novamente como na igreja - dizendo quais são as verdades, o certo o errado e até o direito a colocar **quais dúvidas** estão sendo válidas....só eles falam...

Claro, claro, certamente entendo a lado inteligente dessa ação...é que diante de dores de parto, dores de perda de filhos, falta de comida, doenças, mortes de pessoas da família, são sempre as mulheres que lidam com a vida viva todos os dias e diante de tanta incompreensão e para acalmar o sofrimento e a dor e tentar entender o inentendível elas vão seguir o que existe de **divino**. Pois somente elas estão com a **batata quente** da vida real...os homens sempre fingindo, incapazes. O homem pode ser médico, mas ele não cuida de seus filhos doentes todos os dias, passando panos frios na testa, vendo a criança sofrer, ouvir o choro as reclamações, fazer a comida...são incapazes seria muito mais natural pensar que o homem é nada e é cidadão de segunda ou terceira categoria do que uma mulher: é óbvio que ela é a Deusa.


Outra burrice as mulheres, garotas brigam entre sí: competem pelos homens que vão justamente escravizá-las!?!? É de uma burrice inacreditável possível de existir. Brigam por ciúmes, brigam entre elas...pasmem...se eles traem elas, se eles olham com desejo para outras mulheres, POR FAVOR são eles!! Eles que estão faznedo são com eles que as garotas e mulheres tem que *8brigar** ou se acertar, conversar e não com a outra mulher: A OUTRA é incocente (salvo casos de doenças de perseguição e fixação que acometem homens e mulheres).

Claro, certamente também entendo o **lado inteligente** desse pensamento, ação, comportamento: como são seres inferiores, minorias com pouco poder: entendem que **destruir**, atacar outro alguém feminino elas estão eliminando o concorrente ou quem vai lhe tirar a comida da boca, no caso, como os homens estão no poder na sociedade elas fazem **qualquer** coisa para tê-lo somente para...comer....sobreviver...Aí usam o poder do **debaixo do panos**: fazer fofocas, diminir a outra mulher, brigar silenciosamente por espaço, pelo homem, fazer maldades sejam com as mãos ou com a boca...duas caras...falar pelas costas **inocente** para manipular o homem ao seu favor e contra a outra garota, mulher. Burras!!! As minorias se unem!! E não se auto destroem, isso só falciita a vida de qeum está no poder, no comando, e as está escrevizando, pisando sobre o feminino para que ele continue embaixo....













Nenhum comentário:

Postar um comentário