terça-feira, 10 de outubro de 2017

Como cozinhar alimentos sem perder os nutrientes?





Eu sempre tive a pergunta secreta: "Se ferver a água mata as bactérias como não mata 'o que tem de bom'". Isso desde menina me intrigou. Como não gosto de cozinhar (perder meu cérebro nas panelas cozinhando e matando meus neurônios) nunca fui mais a fundo na questão.

Também pensava na carne, me diziam: "cozinha bem para não pegar doenças/matar os "bichinhos" que faziam mal.' - e as vitaminas, não morriam também? (eu conhecia a palavra vitamina como algo bom para alimentar o corpo).


Enfim, os anos se passaram, salvei meu cérebro, e agora preciso cuidar do corpo (ainda mais) pois claro, a idade está chegando, estou mais próxima do caixão....e decidi me dedicar desde 2010/2011 à alimentação(vocês que me acompanham sabem disso, das pesquisas que fiz com nutrientes, comida prática, rápida e barata).


No caminho claro que descobri que o melhor mesmo no que se refere aos legumes é comê-los crus. Quando fiz Vipassana havia um grupo de pessoas que só comia alimentos crus. Também descobri que é melhor cozinhar a vapor os legumes pois mantem "mais" os nutrientes, porém essa coisa de ir comprar a panela certa, descobri (eu só de pensar em ter um fogão em casa deprimo). Mas é algo que vou fazer: cozinhar meus alimentos no vapor.

Por enquanto descobri, agorinha pela net, que podemos cozinhar os legumes com a casca e só tirá-la depois de cozidos e fatiá-los o menos possível isso ajuda a preservar os nutrientes. E amei! Vou fazer agora com a berinjela que acabei de comprar (o curioso é que também comprei tomate e cebola, como na foto acima, ou seja, a achei uma foto na net com os produtos que comprei: fechou perfeito).


...mas "Se ferver a água mata as bactéria, mas como não mata 'o que tem de bom'(nutrientes)".





Preserve os nutrientes do alimento na hora do preparo

Cozinhar no vapor e evitar fatiar demais conserva vitaminas de legumes e verduras por Carolina  Serpejante - publicado em 21/11/2012




Para os amantes da cenoura, abobrinha ou mesmo aqueles mix de legumes cozidos para completar a refeição, aqui vai um aviso: cozinhar os alimentos diretamente na água pode fazer com que as vitaminas C e do complexo B, chamadas de hidrossolúveis, fiquem dissolvidas na água, não sendo absorvidas pelo nosso organismo. Essas vitaminas também estão do grupo das termossensíveis, ou seja, se perdem quando expostas a temperaturas muito elevadas, como a água usada no cozimento. "A água fervente, em contato com o alimento, causa a perda de alguns nutrientes", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Um estudo realizado na Universidade de Sergipe avaliou diferentes métodos de cozimento dos brócolis e concluiu que a melhor forma de preparo para conservar seus nutrientes é no vapor. A pesquisa foi feita em janeiro de 2011 e publicada online na Revista Scientia Plena. Os especialistas afirmam que outras maneiras de preparar o alimento (assado, por exemplo) preservam mais os nutrientes do que na forma cozida. Se, mesmo assim, você adora comer legumes e vegetais cozidos e quer aproveitar tudo de bom que eles têm a oferecer, dê uma olhada nessas dicas e tire proveito máximo das suas refeições. 

Cozinhe os alimentos com casca

A casca dos legumes verduras funciona como uma capa de proteção para o alimento, ajudando a conservar seus nutrientes. "Prefira sempre manter a casca, pelo menos durante o cozimento, e descasque depois de retirar da panela", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.  
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15828-preserve-os-nutrientes-do-alimento-na-hora-do-preparo


do Blog Alegria e Abundancia: http://alegriaeabundancia.blogspot.com.br/2014/09/blog-post_9.html / postagem de 09 de setembro de 2014. Fiz algumas alterações para este post em 10 de outubro de 2017.



Verônica Böhme
Física, escritora, poeta, arte, mestrado em epistemologia da ciência, secretária executiva em multinacionais, estudou psicologia, sociologia e teologia. Transformadora pessoal e mobilizadora social. Fala francês, espanhol inglês. Ações reais com base no Respeitalismo no social, pessoal...meio ambiente...muito mais!! - **Antes havia preconceito com mulheres inteligentes, que sabem rir, se divertir e que tinham vários talentos...isso está mudando também**, século XXI.
Instragam:@veronicabohme



Instituto Verônica Böhme / Coletivo Verônica Böhme



Nenhum comentário:

Postar um comentário