segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

História da China, povos mongóis,....

This Blog has a Translator on the right, on the first page. Mouve the mouse and it appears.
-------------------------------------------------------------------------------------t


"...Na margem do Rio Amarelo se formaram povoados (água e a agricultura). Isso aconteceu por volta de 4.700 a. C., inclui a saída da Mongólia....lembram do rio Nilo!?! (Egito)...água a sobrevivência, muito interessante como funciona o ser humano..." - trecho do texto abaixo







Minha área real de interesse é o comportamento humano e a história é uma das matérias fundamentais para esse tema. Como sempre digo aqui "Quando leio história me sinto forte".Verônica Böhme

Conhecer o caráter de outros povos é conhecer a nos mesmos que quando estamos sujeitos a situações naturais diferentes (calor, frio, falta de comida, guerras, sobrevivências) reagimos de formas diferentes como "conjunto de humanos". Sentia um vazio em não entender muito bem o lado oriental, se partirmos do nosso referencial, China, Japão e esses dias descobri a importância da Mongolia para essa região.

Acostumada a nossa história em torno do rio Nilo, água para sobrevivência, por isso tantas brigas, guerras, discórdias entre os lá, moradores daquela região, há uns 6.000, 3000 anos atrás, qual seria a "luta" dos povos chineses e japoneses?

Os japoneses são pessoas que saíram da China? Ou o contrario?


Horyu-ji, - no Japão - um dos mais antigos edifícios de madeira no mundo, é um dos tesouros nacionais e um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Criei então uma manifestação interessante que viria responder e/ ou aguçar essas questões: aos domingos iniciei a prática de exercícios suaves e comecei com um professor japonês porque a professora, oficial, estava de férias. Ele tem uns 75/80 anos e é muito culto. Via-se que também tinha um bom nível de vida financeiro, mas estava ali simples encontrando atividades justamente para passar essa idade (eu não quero chegar tão longe...uns 70 estaria ótimo).

E ele solta esse comentário:

Ficou difícil de achar um professor chinês para dar as aulas porque eles cobram (os chineses) - diferente dos japoneses - eles não fazem nada de graça, sempre cobram dinheiro (portanto os japoneses fazem "algumas coisas" de graça, por exemplo, ele dá aulas de graça)

Essa observação fez um "tilintim" no meu cérebro. Imediatamente pensei na diferença de valores entre os católicos (contra o dinheiro, falo de forma geral: pois é uma religião para os pobres, sofredores e necessitados que estavam à merce dos poderosos lá pela idade média) e os protestantes (a favor do dinheiro: o lucro).

Essas diferenças são fundamentais na composição dos humanos (para o sucesso de uma civilização ou a morte dela), vejamos os Estados Unidos que o número de católicos não é tão representativo como no Brasil. No Brasil existe até preconceito (muito forte) contra os ricos, logo, contra o dinheiro e a prosperidade.

E por uma ótima outra criação encontrei um professor de história chinês, trabalhavamos no mesmo espaço ele dono de um restaurante como eu iria imaginar que ele era formado em história em Universidade  na China!?! Foi só perfeito! (ele mora há muito tempo no Brasil). Ele conta:


Na foto: Verônica Böhme e o professor de história chinesa.


A China foi formada por pessoas que saíram da Mongólia (as pessoas da Mongólia eram nômades - estilo de vida parecida como os  ciganos, se mudam muito - e viviam da pecuária). Os motivos da saída da Mongólia podem ser muitos, principalmente de suprimento alimentar, sobrevivência: o solo na Mongólia não era fértil e por isso procuraram (possivelmente) um melhor local para alimentação. Em certo momento, nessa "andança" acharam rio amarelo que se tronou o berço da civilização chinesa antiga. 



China: rio amarelo, fonte: www.luventicus.org

Na margem do Rio Amarelo se formaram povoados (água e a agricultura), isso aconteceu por volta de 4.700 a. C., inclui a saída da Mongólia....lembram do rio Nilo!?! (Egito)...água a sobrevivência, muito interessante como funciona o ser humano...




Próximo ao Rio Amarelo foram se formando povoados, sociedades e começaram a se formar pequenos reinados e aí começaram as pequenas brigas...pois é: naquele momento por terras: 

"O sistema político chinês era baseado em monarquias hereditárias, conhecidas como dinastias, que tiveram seu início com a semimitológica Xia (aproximadamente 2000 a.C.) e terminaram com a queda dos Qing, em 1911. Desde 221 a.C., quando a dinastia Qin começou a conquistar vários reinos para formar um império único, o país expandiu-se, fraturou-se e reformulou-se várias -vezes"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China


A China é politeísta: existe um "Grande Imperador do Céu" que comanda vários deuses (igual a Grécia antiga), tem a Deusa da Lua que mora na Lua, segundo os Chineses, acreditam em mais de 100 deusas e deuses. Acreditam na encarnação, você faz lago bom nessa vida terá uma nova família boa, se eu fizer algo de errado reencarnação...vai pagar.

Segunda o professor chinês de história Fred, os chineses tem "fé muito forte" mas não tem religião, tem sim - como parâmetro de controle da sociedade  - seguir a TRADIÇÃO: por exemplo, as normas, ditames, ensonamentos de Confúncio como se fosse a Bíblia dos judeus/cristãos.

Aula  sobre o movimento dos povos: havaíanos, japoneses, da Mongólia, e chineseso (class about Japan and China ) 

"Desde a introdução de reformas econômicas em 1978, a China tornou-se em uma das economias de mais rápido crescimento no mundo,9 sendo o maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. Aindustrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% (em 1981) para 8% (em 2001).10 O país tem sido considerado uma superpotência emergente por vários acadêmicos,11 analistas econômicos12 e militares.13 A importância da China14 15como uma grande potência é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo (ou segunda maiorem poder de compra) e da sua posição como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e de várias outras organizações multilaterais, incluindo a Organização Mundial do ComércioCooperação Econômica Ásia-PacíficoGrupo dos VinteBRICS e da Organização para Cooperação de Xangai. Além disso, o país éreconhecido como uma potência nuclear, além de possuir o maior exército do mundo em número de soldados e osegundo maior orçamento de defesa." http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China



Verônica Böhme
Física, escritora e poeta
contato: final deste post ou veronicabohme@hotmail.com
www.veronicabohme.blogspot.com
www.alegriaeabundancia.blogspot.com
Facebook: Verônica Böhme


Obs.: ver rios do mundo http://www.terra.com.br/turismo/infograficos/rios-do-mundo/rios-do-mundo-02.htm




postagem original deste Blog Alegria e Abundância em 30 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário