domingo, 1 de setembro de 2019

Registro Histórico : Situação da Praça Rosa número 1, agosto inverno 2019, Coletive Verônica Böhme 2019.


Possivelmente uma construtora, ou da Rua Paulistânia ou da Rua Harmonia mas lado Praça Rosa número 1 plantaram "plantas de paisagismo, grandes em raízes e tamanho para impressionar, demostrar posse e poder mas do lado sequer levantaram a sujeira e não regaram as plantas da Praça mesmo vendo a terra SECA, rachando de falta de água. Pensam que estão no Egito antigo. As atitudes nas Praças Rosas também é lembrar que a vida existe somente pelos CUIDADOS diários, Arte de verdade, que as mulheres fazem há muitos séculos: cuidar de bebês, dia e noite, varrer todos os dias, se cozinha todos os dias, se limpar todos os dias....plantar e sumir e o mesmo que engravidar uma garota ou mulher em 5 minutos e desaparecer!! Imbecis.




Relembrando o que é importante e não nos foi ensinado: a importância da terra de onde vem nossa alimentação e onde fazemos nossas moradias. E terra fértil demorou milhões de anos para ser feita resultado de vários depósitos de árvores, mistura de substâncias químicas "naturais" num processo de depósito de restos de vidas, cadáveres, de todas as espécies e as variações de temperatura e tempestades ora de frio ora de muito calor.


Plantaram coisas na Praça Rosa número 1 possivelmente uma das construtores, plantas com grandes raízes (normalmente precisa de muito dinheiro) mas a atitude de melhorar nvasão,posse é justamente o contrário do respeitalisme base de nossas ações nas Praças Rosas na verdade conceito de Verônica Böhme aplicado em sua vida prática e real desde ,1978 em relação a não aceitação da violência doméstica (no caso entre mãe e filha), não aceitação do machismo, patriarcado, racismo e nem abuso de poder nas relações trabalhistas, e plantaram ao lado da sujeiras na Praca...que horror!!! Plantar só para tomar posse e demostrar poder (paisagismo) mas valorizar o trabalho normalmente de garotas e mulheres que é varrer e limpar DIARIAMENTE não!?? Como assim???


Muita sujeira....de novo!!!! Ufff..


Replantado os abacaxis que Ana mãe de trigêmeos plantou para um local tanto de maior espaço, por cresceram, como plantei do lado da Rua Paulistânia, lado muro Hiperadobe, bioconstrucão (Melissa, André, Lúcio, Annie, Verônica em agosto de 2018) para "segurar a terra, evitar a erosão. Lembrar que nessa região a terra estava feito pedra, dura, desnutrida e foi levando resíduos orgânicos e fazendo pequeno buracos para enterrá-lis,, Bia Menelli outubro e novembro de 2017, que recuperamos a qualidade da terra: antes as pessoas usavam de passagem, não nascia NADA!!



A composteira: Rodrigo, Arnaldo, Marianna, Verônica, Lúcio, Annie em 2018. Agora já podemos usar a terra nutrida para outros locais na Praça Rosa número 1: plantas, na horta....a Praça ela mesma se alimentando mas sim colocamos ali minhocas e também resíduos orgânicos com muita cautela e controle visto não poder em grandes quantidades para não atrair vetores como: moscas, ratos e etc pois estamos no centro de uma cidade, urbanização. Importante mexer o composto com certa frequência.





Sem chuva há quase dois meses!!!! 
SECA! Terra muito seca, plantas e flores morreram nesse inverno de 2019, junho/agosto. 

Parceira água: Tati e sua equipe, desde 2017. 

 Eu mesma carrego na mão. Só assim carregando água no inverno de 2018 e durante todo o processo de recuperação da terra que conseguimos. Por dias carreguei com minhas mais dois regadores cada com 20 litros e fazia viagens da Praça até a Tati. No geral 100 litros de água somente para evitar a morte de grana em março/abril de 2018: vaquinha (dinheiro): Carol, Fabiana, Regina, Henrique, Allan (sempre presente com alguma ajuda em dinheiro máximo 100,00 reais muito grata), Regina, Verônica (pesquisa de preço, ir buscar, negociar terra com um pedreiro, carregar terra de poucos e poucos quilos para melhorar a qualidade do solo para plantar a grama!! Foi realmente trabalhoso, diário, continuo.  Plantada com ajuda de Carol, Laura, amor gás Laura, e claro eu ali....ralando!!!😂 🤗😍🌱🙋



















  1. 24 de agosto de 2019, 10h44 à caminho da Praça Rosa número 1, Coletive Verônica Böhme, São Paulo, Brasil. 




Verônica Böhme
Física (PUC/SP), escritora, cronista, poeta, arte respeitalista,, mestrado em epistemologia da ciência (USP/SP), secretária executiva em multinacionais, estudou psicologia, sociologia e teologia por 1 ano (Universidade de Genebra/Suíça). Transformadora pessoal e mobilizadora social (desde 1978). Fala francês, espanhol, inglês. Ações reais com base no Respeitalisme no social, pessoal...meio ambiente...muito mais!! 

Contato:veronicabohme@hotmail.com
Instragam:@veronicabohme  



    
      
Instituto Verônica Böhme / Coletive Verônica Böhme








Nenhum comentário:

Postar um comentário